Nutricionista

De acordo com a Resolução CFN nº 334/2004, o Nutricionista é o profissional de saúde, que atendendo aos princípios da ciência da Nutrição, tem como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade. Cabe ao mesmo a produção do conhecimento sobre a Alimentação e a Nutrição nas diversas áreas de atuação profissional, buscando o aperfeiçoamento técnico-cientifico, pautando-se nos princípios éticos.

Para o exercício da profissão, o Nutricionista deve portar o diploma ou certificado de conclusão de curso, expedido pelas instituições de ensino de graduação em Nutrição, e estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionista da respectiva área de atuação profissional.

 

Áreas de Atuação

 

Alimentação Coletiva:

Unidades de alimentação e nutrição (UAN); Empresas fornecedoras de serviço de alimentação coletiva; Serviços de alimentação auto-gestão; Restaurantes comerciais e similares; Unidades de produção de alimentos dos estabelecimentos assistenciais de saúde; Serviços de alimentos congelados; Serviços de buffet; Alimentação escolar; Alimentação do trabalhador; Empresas prestadoras de serviço de alimentação coletiva ou refeição-convênio; Hotelaria marítima.

 

Nutrição Clínica

Hospitais e clínicas em geral; Clínicas de hemodiálise; Instituições de longa permanência para idosos (IPLI); SPA; Ambulatórios e consultórios; Bancos de leite humano (BLH); Lactários e centrais de terapia nutricional; Atendimento domiciliar.

 

Saúde Coletiva

Políticas e programas institucionais; Ações de alimentação e nutrição na atenção básica; Vigilância sanitária; Atividade de alimentação e nutrição; Planejamento em saúde.

 

Docência

Atividades de ensino de graduação, pós-graduação e nível médio (ensino técnico); Extensão; Pesquisa; Coordenação de cursos relacionados à alimentação e à nutrição.

 

Nutrição Esportiva

Academias; Clubes esportivos e similares; Consultórios de atendimento especializado.

 

Marketing na Área de Alimentação e Nutrição

Atividades de marketing e publicidade científica relacionados à alimentação e à nutrição humana, direcionadas aos consumidores e aos profissionais da área.

 

Indústria de Alimentos

Elaborar informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios.

Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio, o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

Conheça melhor o CRN-6

Fale Conosco

Preencha o formulário para qualquer tipo de informação.

Selecione o setor: