Notícias

Vinte anos de ativismo pelo Direito Humano à Alimentação

Em 2018, o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) completa 20 anos de ativismo pelo Direito Humano à Alimentação. A data será celebrada com a realização do 8º Encontro Nacional entre os dias 12 e 14 de novembro, no Rio de Janeiro. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participará do evento, representado pelos conselheiros federais Alcemi de Barros e Fábio dos Santos, pela coordenadora da Unidade Técnica, Carolina Chagas, e pelo nutricionista Élido Bonomo, representante do conselho no FBSSAN.

A pergunta que guiará os debates é “Como (não) falar em comida de verdade se a fome está de volta?” O Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome em 2014 (FAO), mas em 2017 apresentou tendências que comprometem um amplo histórico de lutas e conquistas do ativismo brasileiro. Esses esforços de controle e participação social resultaram em importantes políticas públicas e processos consistentes de mudanças no campo da Segurança Alimentar e Nutricional, Agricultura, Meio Ambiente, Saúde, Educação.

Além dos diálogos com diversidade de pessoas e representações da sociedade civil, o Encontro Nacional tem a tarefa de planejar a agenda de prioridades do Fórum para os próximos dois anos. Por isso, os membros e convidados participarão de Grupos Temáticos, cujos encaminhamentos serão apresentados na plenária final na manhã do dia 14. A culminância do evento é divulgação da carta política.

Dentre os objetivos do oitavo encontro está a construção de um diálogo plural e crítico, motivado pelo risco da volta da fome no Brasil num contexto enraizado de desigualdades em vários níveis (étnico-racial, geracional, econômica, social, ambiental, cultural e de gênero).

Confira aqui a programação completa!
Sobre o FBSSAN
O Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), criado em 1998, articula pessoas, organizações, redes, movimentos sociais e instituições de pesquisa na luta pelo Direito Humano à Alimentação. Busca sensibilizar para uma visão mais ampla da questão, trabalhando com variadas perspectivas do sistema alimentar: produção, processamento, abastecimento e consumo.

Serviço
8º Encontro Nacional do FBSSAN
Quando: 12 a 14 de novembro
Debate público: 12 de novembro, das 14h às 18h, na Capela da UERJ. Não há necessidade de inscrição prévia. (Rua São Francisco Xavier, 524. Estação Maracanã do Metrô Linha 2. Quem vem pela Linha 1.
De 13 a 14 de novembro, o evento será realizado no auditório do Sesc em Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160. Estação Siqueira Campos do Metrô Linha 1).para membros e convidados do FBSSAN.

Foto: Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional



Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio, o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

Conheça melhor o CRN-6

Fale Conosco

Preencha o formulário para qualquer tipo de informação.

Selecione o setor: