Notícias

Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) iniciou, na segunda-feira (05), a Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos 2018. Foram apresentados vídeos sobre as boas práticas para o combate de perdas e desperdícios de alimentos, selecionados em edital lançado pelo ministério.

Participaram da abertura da semana representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Ministério do Desenvolvimento Social, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo dados das Nações Unidas de 2013, no Brasil foram desperdiçados 26,3 milhões de toneladas de alimentos como arroz, milho, tomate e cebola. Incorporado na Agenda 2030, por meio do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 12.3, o tema é fundamental na importância humanitária em todo o mundo e coloca o desafio global de reduzir o desperdício de alimentos, diante do desafio de contribuir para a erradicação da fome no mundo presente no ODS 2, retratada a fome no Mapa da Fome monitorado pela FAO.

Programação – Na quarta-feira, 7, o evento acontece na Câmara dos Deputados às 11h, onde uma audiência pública vai discutir os projetos de lei sobre perdas e desperdícios de alimentos, em tramitação no Congresso Nacional.

Na sexta-feira, 9, das 9h às 18h, na sede do MMA, será realizado um seminário, onde serão apresentadas 15 iniciativas de boas práticas para o combate a perdas e desperdícios de alimentos. Representantes dessas iniciativas estarão no encontro para explicar suas práticas, os fatores que permitiram a sua implementação e como elas podem ser potencializadas e multiplicadas.

Também haverá oficina de hortas urbanas e exposições dos órgãos da Secretaria do Meio Ambiente do DF, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

CEASA – No sábado, 10, as atividades as semana serão encerradas na Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa), onde vários chefs de cozinha estarão das 8h às 12h, preparando vários pratos à base de alimentos que seriam descartados na feira. Será montada uma grande estrutura ao lado do varejão, onde circulam aproximadamente 10 mil pessoas no sábado pela manhã, além do público mobilizado pela campanha.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) também participará do encerramento do evento com dois pratos à base de abóbora com foco no aproveitamento integral do alimento. A Ceasa está situada no Setor de Indústrias e Abastecimento de Brasília (SIA), Trecho 10.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Foto: EBC



Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio, o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

Conheça melhor o CRN-6

Fale Conosco

Preencha o formulário para qualquer tipo de informação.

Selecione o setor: