Notícias

Nutricionistas podem participar da consulta pública da Anvisa sobre suplementos alimentares

Nutricionistas, é hora de participar da consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a regulamentação dos suplementos alimentares. As contribuições poderão ser enviadas até o dia 09 de abril, por meio do preenchimento do formulário disponível aqui:

A proposta feita considera suplementos alimentares todos os produtos de ingestão oral, apresentado em formas farmacêuticas, destinados a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados.

Desse modo, a proposta regulatória pretende reunir na categoria de suplementos alimentares os produtos que atualmente se encontram disciplinados em seis categorias de alimentos, além de alguns produtos enquadrados como medicamentos específicos que possuem indicação de suplementação.

Alterações

As mudanças sugeridas trazem importantes inovações no modo de verificar a segurança e eficácia dos produtos enquadrados como suplementos. A proposta de regulamento define claramente o que pode estar contido em um suplemento, os limites mínimo e máximo de cada constituinte e as alegações que podem ser realizadas, por meio da adoção de listas positivas.

Para a elaboração dessa nova proposta, foi realizado um amplo debate com os públicos diretamente envolvidos, com discussões baseadas em fundamentos científicos.

O resultado desse trabalho agora está disponível para contribuições de toda a sociedade. Nutricionista, a sua participação é muito importante! Contribua com a consulta pública sobre a regulação de suplementos alimentares.

Como participar

Os formulários para envio das contribuições estarão disponíveis até o dia 09/04 no link:

Se você precisa de orientações sobre o envio de contribuições ou quer conhecer o processo regulatório mais detalhadamente, confira a página. 



Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio, o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

Conheça melhor o CRN-6

Fale Conosco

Preencha o formulário para qualquer tipo de informação.

Selecione o setor: