Notícias

MA é destaque nacional e adere ao Pacto pela Alimentação Saudável

O Maranhão foi convidado a assinar o Pacto Nacional para Alimentação Saudável durante o 19º Encontro das Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), realizado esta semana em Brasília. As ações concretas da gestão estadual na área da segurança alimentar credenciaram o Maranhão como o quarto estado no Brasil a fazer esse pacto e dar continuidade nos investimentos em segurança alimentar e nutricional, promoção do acesso a alimentos de qualidade e articulação de ações para o enfrentamento das doenças decorrentes da má alimentação.

O documento foi assinado pela secretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Lilian Rahal, e pelo secretário de Desenvolvimento Social do Estado do Maranhão, Francisco de Oliveira Júnior.

O evento promovido pelo MDS reconheceu o planejamento do governo maranhense para o setor. “O pacto se concretiza como um importante compromisso firmado potencializando as ações que já vem sendo implementadas e propondo novas metas que fortalecem a Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão. Importante destacar que em menos de quatro anos de gestão, crescemos de seis para 25 cozinhas e restaurantes populares e avançamos nove pontos no índice de Segurança Alimentar. Os avanços nessa política pública são sinal de um governo que faz a diferença no prato e na vida das pessoas”, afirmou Francisco de Oliveira Júnior, gestor da Sedes.

Significativos passos para implementação do Pacto da Alimentação Saudável foram dados por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). Os dois mais recentes destaques foram a elaboração e publicação do Caderno Pedagógico de Educação Alimentar que está sendo distribuído a educadores da rede pública estadual de ensino. O outro destaque foi a realização do concurso de vídeos educativos produzidos pelos alunos do ensino médio da rede pública estadual, com o tema: Alimentação Saudável na Promoção da Saúde.

Segundo a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, o Maranhão também ganhou destaque por ser o estado com mais articulações para ampliar a adesão dos municípios maranhenses ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

“Em 2015, apenas 11 municípios haviam feito a adesão ao sistema, que é legalmente instituído como Lei Orgânica, que tem o propósito de promover em todo o território nacional o direito humano à alimentação adequada. Agora já temos 47 municípios adesos e mais 38 em processo de adesão. É um salto histórico não apenas para o estado, mas nacionalmente”, explicou a secretária adjunta.

O Sisan reúne diversos setores do governo e da sociedade civil em torno desse propósito e é responsável pela promoção, formulação e articulação de políticas de segurança alimentar em âmbito nacional.

Ainda entre as ações positivas da política estadual de segurança alimentar, que também ganharam o reconhecimento do MDS, estão a implantação de 30 cozinhas comunitárias ou Cresan (centro de referência de segurança alimentar e nutricional) nos municípios maranhenses com os piores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).



Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio, o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

Conheça melhor o CRN-6

Fale Conosco

Preencha o formulário para qualquer tipo de informação.

Selecione o setor: