Notícias

Hillário Damázio ministra palestra no COINNUT

O presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CNR-6), Hillário Damázio, ministrou palestra sobre “A atuação do nutricionista e o Novo Código de Ética” na primeira edição do Congresso Internacional de Nutrição, realizado entre os dias 3 e 5 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na ocasião, Hillário falou sobre os anseios dos nutricionistas e atuação ética em todas as esferas.

“A aula que os alunos escolhem para faltar durante a graduação é a de Ética Profissional. Mal sabem eles que é uma as mais importantes”, fala Hillário Damázio na abertura da palestra. Na ocasião, Hillário destaca a necessidade de uma postura ética por parte do profissional. “O Código de Ética é o dispositivo mais importante de nossa profissão, porém muito continuam sem querer conhecê-lo ou negligenciá-lo”, explica Hillário.

Sobre a conduta ética, Hillário chama a atenção: “O Código existe para proteger a sociedade do mal profissional. Se você não é mal profissional, não deve infringir o código”, explica. Ele também fala que a construção do documento foi realizada de maneira colaborativa, mas que não teve adesão dos profissionais. “Foram abertas três consultas públicas e menos de 5% de todos os nutricionistas do país contribuíram. Isso reflete que é necessário um engajamento, um empoderamento por parte dos profissionais”, explica Hillário.

Em seguida, Hillário respondeu a dúvidas dos profissionais sobre as mudanças do Código de Ética e falou sobre o Monitoramento de Redes Sociais. “Estamos na luta para disciplinar e orientar os nossos profissionais. Já emitimos mais de 200 notificações por e-mail. Então, estamos somando esforços para construir uma profissão mais comprometida com o social e com ela mesmo”, afirma Hillário.



Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio, o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

Conheça melhor o CRN-6

Fale Conosco

Preencha o formulário para qualquer tipo de informação.

Selecione o setor: