Notícias

Hillário Damázio cumpre agenda parlamentar na PB

Em busca do fortalecimento da categoria de nutricionistas, o presidente do Conselho Regional de Nutricionista 6ª Região (CRN-6), Hillário Damázio, acompanhado do conselheiro Angelo Almeida, e das delegadas do CRN-6 na Paraíba, Roberta Lins e Luciana Martinez, e da representante do CRN-6 em Campina Grande, Luci Medeiros, visitou, nesta segunda-feira (30), parlamentares da Paraíba. No primeiro momento, a comitiva do CRN-6 foi recebida pelo deputado estadual Jutay Meneses, um dos parlamentares mais abertos a agenda da Nutrição. Em seguida, a deputada estadual Estela Bezerra, criadora e líder da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba, recebeu os nutricionistas.

No primeiro momento, o presidente do Sindicato dos Nutricionistas da Paraíba (SINEP), Samuel Paulino, participou do encontro. “Como já temos atuado com o deputado em defesa da categoria, trouxemos o Conselho para dialogar e propor alternativas para valorização da Nutrição”, destaca Samuel. Já o presidente do CRN-6, Hillário Damázio, destaca a necessidade da agenda política. “Passamos 50 anos à margem das decisões políticas, chegou a hora de unirmos forças e lutar para que o nutricionista ocupe o lugar que é assegurado por lei”, afirma.

Na ocasião, Hillário entregou a agenda de reivindicações da categoria. “Estamos lutando contra o EaD na graduação em Saúde, contra o desmonte do SUS, contra os apps de nutrição, que causam grandes males para a saúde pública e para a profissão, além da maior participação dos nutricionistas nos cargos de decisão”, destaca Hillário.

Já o encontro com a deputada estadual Estela Bezerra culminou com a proposta de realização de audiência pública sobre segurança alimentar e nutricional. “Diante do exposto pelo Conselho, eu enxergo que a grande saída é mobilizar nutricionistas e demais profissionais da saúde, além, é claro, da sociedade para discutir Segurança Alimentar e Nutricional”, explica Estela. Para o presidente do CRN-6, Hillário Damázio, é preciso um olhar aprimorado para as políticas públicas da saúde. “Precisamos mostrar a nossa voz e a nossa força, defender a sociedade. Somos, acima de tudo, promotores da saúde”, destaca Hillário.

Ainda como resultado da ação, as delegadas do CRN-6 na Paraíba, Roberta Lins e Luciana Martinez, irão fomentar a criação do Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde da Paraíba, órgão que irá aglutinar todos os conselhos profissionais das áreas de saúde para unir forças em prol das categorias e da sociedade.



Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio, o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

Conheça melhor o CRN-6

Fale Conosco

Preencha o formulário para qualquer tipo de informação.

Selecione o setor: