Notícias

Fórum de Conselhos Profissionais de Saúde de PE começa atividade em prol das categorias

Unir forças em prol do fortalecimento das profissões da área de saúde e a proteção à sociedade. Com esse objetivo, o Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde de Pernambuco (FCPS-PE) reuniu representantes de diversas áreas da saúde, nesta segunda-feira (08), na sede do Conselho Regional de Biomedicina 2ª Região (CRBM-2), para discutir as atividades do Fórum. A reunião foi presidida pelo nutricionista Hillário Damázio, presidente do FCPS-PE e do Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CNR-6). Na pauta, assinatura do estatuto do órgão, ações políticas em prol das profissões, defesa do estágio supervisionado nas áreas de saúde e planejamento estratégico.

O Fórum é um dispositivo que já existia e foi reativado através de esforços contínuos de alguns conselhos profissionais. Atualmente, o FCPS-PE conta com a participação dos Conselhos Profissionais das áreas de Nutrição (CRN-6), Enfermagem (Coren-PE), Biomedicina (CRBM-2), Educação Física (CREF-12), Fonoaudiologia (Crefono-4), Psicologia (CRP-PE), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-1), Odontologia (CRO-PE), Biologia (CRBio-5).

“O Fórum é o lugar onde as profissões podem se unir em prol de reivindicações em conjunto. Não devemos lutar apenas por uma categoria, mas pela saúde, que atualmente vive um modelo de desmonte”, explica Hillário. De acordo com Hillário, a ideia é realmente mostrar a força das categorias de saúde. “Temos vários temas em comum e muitas especificidades. Nada melhor do que nos unirmos e lutarmos em conjunto”, destaca o presidente.

Como atividade, o FCPS-PE irá enviar carta de compromisso para todos os políticos eleitos de Pernambuco. “A ideia é montar um manifesto que reúna todas as reivindicações das categorias e que juntos cobremos dos eleitos para um olhar mais sensível para as nossas categorias e, claro, a população, que é a grande beneficiada com as nossas profissões”, explica Hillário Damázio.



Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio, o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

Conheça melhor o CRN-6

Fale Conosco

Preencha o formulário para qualquer tipo de informação.

Selecione o setor: