Notícias

Fale com Presidente: Arapiraca (AL) é nova representação

Dando continuidade a agenda de diálogos entre o Conselho e os profissionais, o presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6), Hillário Damázio, reuniu, no sábado (06), nutricionistas de Arapiraca, na Zona da Mata de Alagoas, para conversar sobre as necessidades da profissão. Na ocasião, temas como salário mínimo, fiscalização, exames laboratoriais e condições de trabalho foram abordados no encontro. A reunião aconteceu no auditório da CDL Arapiraca, região central da cidade.

Ao lado da delegada do CRN-6 em Alagoas, Karine Brebal, Hillário Damázio, respondeu aos questionamentos das nutricionistas. Ao todo, o encontro contou com a presença de dez nutricionistas da região. No primeiro momento, Hillário falou da satisfação de ir até Arapiraca para conversar com os profissionais. “É uma alegria estar aqui. Eu sempre defendi que o Conselho deve estar onde tem profissional. Então, estar aqui é um compromisso que assumi durante a campanha e que venho lutando para cumprir”, destaca Hillário.

Em seguida, Hillário esclareceu sobre as diferenças de atribuições entre Conselho Profissional, Sindicato e Associação. “Cada órgão de classe tem uma função. O que acontece muitas vezes é que a gente não entende bem o que cada órgão faz”, explica Hillário. Sobre as condições de trabalho, Hillário explicou um pouco de como a fiscalização do Conselho funciona e falou sobre os números animadores da área em 2018. “Quando entramos no Conselho, nós priorizamos a atividade fim. O resultado disso só poderia ser mais fiscalização, mais orientação e mais ações em prol dos nutricionistas e, claro, da sociedade”, afirma Damázio.

Ele continua destacando que a fiscalização reflete diretamente no bem-esta e segurança da sociedade e do profissional. Além disso, Hillário falou dos números excelentes da análise de Responsabilidade Técnica (RTs). “Aumentamos mais de 200% de janeiro a junho. O resultado é mais formalização no mercado de trabalho do nutricionista”, comemora Hillário.

O presidente ainda falou das ações de Responsabilidade Social e das lutas pelos salários dignos. “Não é uma competência do Conselho, mas estamos na luta pela carga horária e remuneração adequada para os profissionais. Para isso, estamos fazendo uma agenda propositiva de buscar parlamentares para sensibilizá-los à nossa causa. Mas é preciso também de um empoderamento político dos nutricionistas”, explica.

Para terminar, Hillário convidou as nutricionistas para abrir uma representação do CRN-6 na Região. Através das indicações das nutricionistas presentes, os nomes de Rousy Lany D. Marinho e Rosineide Lima para os cargos de representante e vice-representante, respectivamente.



Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio, o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

Conheça melhor o CRN-6

Fale Conosco

Preencha o formulário para qualquer tipo de informação.

Selecione o setor: