Notícias

Deputado recebe conselhos contra EaD na área de Saúde

O presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Raul von der Heyde, e a conselheira-secretária Rita de Cássia Ferreira Frumento participaram, nessa quarta-feira (05), de reunião com o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) para discutir os cursos de graduação na modalidade a distância (EaD) na área da Saúde, especialmente na Nutrição. Também participaram da reunião representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que contribuíram para apresentar o porquê do posicionamento contrário das entidades ao EaD para todos os cursos da área. Mandetta se mostrou solícito ao movimento em defesa da graduação presencial.

O CFN é contra a aplicabilidade da educação a distância como método estruturante do projeto didático-pedagógico dos cursos de Nutrição, principalmente porque a área da saúde, pelas suas peculiaridades e características de integração com o ser humano, não se identifica com a modalidade de ensino EaD integral para cursos de graduação.

O CFN compartilha com a posição adotada pelo Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS), que aponta questões fundamentais contra essa modalidade como a falta de estrutura laboratorial para as atividades práticas; a fragilidade da formação; a falta de humanização do ensino; a necessidade de o futuro profissional ter um treinamento de habilidades para poder adquirir competências, dentre outras. As entidades reafirmam que cuidado em saúde exige prática, e que prática não se adquire a distância.



Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio, o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

Conheça melhor o CRN-6

Fale Conosco

Preencha o formulário para qualquer tipo de informação.

Selecione o setor: