Notícias

Delegado e vice-delegada do Maranhão são nomeados membros do Consea-MA

Os delegados e vice-delegados do Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região (CRN-6), Gustavo Monteiro e Marina Souza Rocha, respectivamente, irão ocupar assento no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Consea-MA) na gestão 2018/2019. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Maranhão, no dia 02 de janeiro, e é um reflexo da atuação do Conselho, através de seus delegados, representantes e conselheiros, na busca incessante no serviço prestado à população.

“O Conselho Regional de Nutricionistas sempre esteve muito próximo das gestões do CONSEA colaborando de forma ativa com a construção e edificação da política de Segurança alimentar no Estado do Maranhão e no País, tendo em vista a abrangência das discussões”, destaca Gustavo Monteiro.

Segundo ele, para a próxima gestão do Consea-MA “desejamos contribuir para o fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional, ciente que o CONSEA é um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada, em regime de colaboração com as demais instâncias do Sisan”.

O delegado destaca a importância do profissional da Nutrição na sociedade civil. “Acredito que o Nutricionista, como profissional técnico da área de alimentação e Nutrição, tenha muito a contribuir, assim como as demais entidades representantes da sociedade civil”, afirma Monteiro. “Parte dos maranhenses ainda estão expostos à Insegurança alimentar que significa na expressão mais cruel é, sem sombra de dúvidas, a fome e a desnutrição.

Porém, a configuração desse tema comporta discussão ampla e complexa cujo pano de fundo é o conceito de direito à alimentação indivisivelmente vinculado à dignidade da pessoa humana, portanto indissociável da justiça social. Sua concretização exige do Estado a adoção de políticas públicas orientadas para a erradicação da fome e da pobreza devendo anteceder a qualquer outra questão, seja ela política, econômica ou social”, explica Gustavo Monteiro.

Para o presidente do CRN-6, Hillário Damázio, é mais um espaço conquistado pelo CRN-6 em busca de um serviço prestado à população e a fortalecimento da profissão.



Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão Contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

Conheça melhor o CRN-6

Fale Conosco

Preencha o formulário para qualquer tipo de informação.

Selecione o setor: