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Carnaval chegou: cuide da sua alimentação

O período carnavalesco chegou e ninguém quer perder o fôlego e o pique na folia. Por isso, é fundamental cuidar da saúde e, claro, da alimentação. Durante os festejos, é preciso uma alimentação equilibrada e sem excessos. De acordo com o diretor do Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6), Paulo Neto, é importante ter cuidado quando for fazer refeições fora de casa. “Escolha sempre locais que preze pela higiene e segurança dos alimentos e preparações ofertadas. E não esqueça nunca da hidratação. Muita água e sucos naturais, antes, durante e depois da folia”, explica Paulo.

Segundo o nutricionista, em plena maratona momesca, o gasto energético dos foliões é alto. A dica do especialista é “ter em uma alimentação que forneça e, sobretudo, mantenha uma oferta de energia para seu corpo aguentar a festaça”. “Aposte em alimentos fontes de carboidratos como cereais, massas e grãos, dê preferência os integrais. Escolha preparações que ajudará seu corpo a ter uma digestão mais tranquila e eficaz como grelhados e assados, evitando assim, frituras e preparações gordurosas, que além de favorecer uma digestão mais dificultosa lhe propiciará a indisposição e sonolência”, explica Paulo Neto.

Sobre os alimentos propícios para consumo no Carnaval, a dica é apostar em alimentos práticos e de simples ingestão. “As frutas são uma ótima aposta. Além de ajudar na hidratação fornecem energia. E se você não consegue ficar sem ingerir bebida alcoólica, tenha moderação, pois o uso de álcool associado a energéticos, armado ao desgaste físico podem apresentar problemas à saúde”, alerta o nutricionista.

Já sobre os efeitos colaterais do Carnaval, o especialista afirma que é fundamental a moderação. “Alguns tipos de alimentos e condutas podem contribuir e, muito, para lhe trazer só bem estar e lembranças boas. As frutas são repositores de vitaminas e sais minerais, além de, algumas, serem ricas em vitamina C e potássio, essenciais para bom funcionamento do trabalho muscular, como manga, melão, mamão, banana, uva, abacaxi e maracujá. Estas frutas associadas com vegetais e legumes como brócolis, couve flor, beterraba, nabo e acelga auxiliam no bom funcionamento do fígado, ajudando assim no processo de desintoxicação do corpo, combatendo assim a tão indesejada ressaca”, explica Paulo Neto.



Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.

A cada triênio, o Conselho tem eleições para gestão/plenário, que é formado por nove conselheiros efetivos e nove conselheiros suplentes. Os nutricionistas eleitos assumem os cargos na diretoria que é composta pelo presidente, vice-presidente, secretário (a) e tesoureiro (a), e/ou participam das comissões de Fiscalização, Tomada de Contas, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Licitação e Patrimônio.

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