• (81) 4042.2494

  • Em defesa do NASF, CRN-6 envia Carta Orientativa aos Gestores Municipais de Saúde

    Em busca de defender e valorizar o exercício profissional dos nutricionistas de toda a 6ª Região, o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-6) enviou, nesta quarta-feira (18), para o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde carta aberta aos gestores municipais dos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, destacando a importância dos nutricionistas na atenção básica e a necessidade das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O documento tem um caráter orientativo e esclarecer para os gestores.

    “Muitas vezes, quem assina, quem decide, não tem o conhecimento sobre o tema. Tantas vezes pensam apenas nos gastos. Como sabemos que o NASF é um investimento em saúde. Produzimos uma carta para sensibilizar gestores de saúde sobre a importância e manutenção das equipes, sem esquecer que o nutricionista é o promotor da saúde por excelência”, destaca o presidente do CRN-6, Hillário Damázio.

    Ele ainda lembra que esta é apenas uma das medidas para tentar garantir a presença dos nutricionistas na atenção primária. “Estamos numa intensa mobilização Federal em busca de instrumentos que assegurem o nutricionista nas equipes mínimas. Prova disso é que após reunião com o CRN-6, o deputado Federal Célio Studart (CE) apresentou o Projeto de Lei N° 961/2019, que assegura o nutricionista na Estratégia de Saúde da Família (eSF)”, destaca Hillário.

    Segundo ele, a luta por uma equipe mínima de saúde que promova prevenção e promoção de saúde conta com a presença de uma equipe multi e interdisciplinar. “Na saúde, todos são importantes. Acreditando nisso, estamos participando, junto com outras categorias profissionais, de inúmeros atos e atividades”, completa Hillário Damázio.

     

    Confira a íntegra da carta aos gestores municipais de saúde