• (81) 4042.2494

  • Curso de Advocacy leva participantes para experiência prática no Congresso

    O Sistema CFN/CRN promoveu, entre os dias 10 e 12 de junho, na sede do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN),  em Brasília (DF), o curso de Advocacy, ministrado pela ACT Promoção da Saúde. Representando o Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) participaram o presidente do Regional, o nutricionista Hillário Damázio, a gerente Técnica, nutricionista Karine Brebal, e o assessor de Comunicação, Rui Gonçalves.

    Durante o encontro, os 48 participantes debateram temas como a importância da participação social, comunicação, formação de redes, construção de um plano de incidência política no Congresso Nacional e a construção de parcerias estratégicas para as políticas públicas de alimentação e nutrição, segurança alimentar e nutricional e pelo direito humano à alimentação.

    Os representantes do Sistema CFN/CRN também participaram da audiência pública na Comissão de Direito do Consumidor, no Congresso Nacional, para discutir o PL 7681/2017, que normatiza o percentual permitido de gordura trans no alimentos. A audiência pública foi comandada pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), que se mostrou atuante e sensível a causa dos nutricionistas.
    Conselheiros e colaboradores participaram de um corpo a corpo com os deputados, como parte de um exercício prático. A ação serviu para apresentar a iniciativa pela restrição da gordura trans e sensibilizar os parlamentares para a importância do tema. Os deputados Alexandre Padilha (PT-SP), Jorge Solla (PT-BA), Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Fábio Trad (PSD-MS) prometeram analisar a proposta.

    Como resultado do curso a ideia agora é aprimorar a capacidade de diálogo do Sistema CFN/CRN com a sociedade civil, universidades, entidades nacionais da categoria e outros conselhos para elaboração das estratégias de incidência política no Congresso Nacional.