• (81) 4042.2494

  • CRN-6 pede explicações à Rede Smart Fit

    Cumprindo com sua finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional do nutricionista, o Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) enviou, na terça-feira (24), ofícios para as academias da Rede Smart Fit, do Grupo Bio Ritmo, cobrando explicações sobre o app Smart Nutri. A medida foi protocolada após inúmeras denúncias de nutricionistas de toda a jurisdição.

    No documento, o Conselho pede explicações sobre o funcionamento e legalidade do app. Considerando que a prescrição de dietas é uma atividade privativa do nutricionista, o Conselho questiona quem são os profissionais que respondem pelo app, além de questionar a transparência das informações profissionais para todos os usuários do app.

    A coordenadora de Ética e Formação Profissional, Amanda Gadelha, explica que este primeiro momento é para uma escuta da empresa. “No primeiro momento, nós precisamos questionar sobre o funcionamento do dispositivo, para, a partir daí, tomar as providências legais”, explica Amanda.

    A coordenadora ainda lembra que o Código de Ética e Conduta do Nutricionista exige que o diagnóstico/avaliação nutricional seja realizado de maneira presencial. “Se houver nutricionista prescrevendo dieta sem o contato presencial com os pacientes, os profissionais serão autuados por infração ética. Não havendo nutricionistas, o Ministério Publico e a Polícia poderão ser acionados e investigarão a contravenção penal.

    A Rede Smart Fit tem até 20 dias para responder as solicitações.