• (81) 4042.2494

  • Fiscalização: Jornada promove atualização técnica da equipe

    Em busca de cumprir com sua atividade precípua de fiscalizar e orientar o exercício profissional do Nutricionista, o Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) marcou presença na VII da Jornada de Atualização Técnica de Fiscais do Sistema CFN/CRN, realizada entre os dias 26 e 28 de novembro, em São Paulo (SP). Na ocasião, equipe de fiscalização e conselheiros da Regional participaram de debates sobre as diversas ações em todo o Brasil. A coordenadora de Fiscalização do CRN-6, Emanuelly Moura, participou da mesa de abertura do evento destacando a importância da parceria entre equipe fiscal e Nutricionista.

    Para o coordenador da Comissão de Fiscalização, o conselheiro Ângelo Almeida, o evento é uma grande oportunidade de padronizar condutas fiscais e compartilhar experiências exitosas. “Nos últimos anos, a Fiscalização do CRN-6 tem crescido de maneira exponencial. Tanto em números de visitas, como em atendimento aos nutricionistas. A nossa equipe está focada em atuar de maneira assertiva e em parceria com o nutricionista. A fiscalização é parceira de todo bom nutricionista”, destaca o coordenador da Comissão.

    Prova do que Ângelo destaca é são os números exponenciais. “Superamos as expectativas em 2017 e 2018, e em 2019 não será diferente. Estamos investindo no incremento de ações no Interior. Avançamos de maneira forte nos municípios do interior de nossa jurisdição, que é tão grande e tão desafiadora”, destaca o coordenador da Comissão.

    No segundo dia do evento, a nutricionista, diretora-secretária e coordenadora da Comissão de Fiscalização, Elisabeth Chiari, apresentou um vídeo sobre o trabalho de fiscalização realizado pelos conselhos regionais de nutricionistas (CRN), com depoimentos de profissionais e imagens de jornadas anteriores.

    Elisabeth destacou que o material produzido pela Unidade de Imprensa e Comunicação do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em parceria com as assessorias de comunicação dos CRN, é uma homenagem aos serviços prestados por nutricionistas no trabalho de fiscalização. “Aproveitamos esse momento de debate e troca de experiências para, também, prestigiar e reconhecer todo o esforço e dedicação dos nutricionistas fiscais do Sistema CFN/CRN”.

    No turno da manhã, nutricionistas fiscais, coordenadores de fiscalização, assessores técnicos e conselheiros participaram de oficinas sobre cálculo de QT (quadro técnico), com grupos divididos em cinco grupos: Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), alimentação escolar pública e privada e hospitais.

    No período da tarde, uma mesa redonda sobre a atuação do nutricionista em saúde coletiva contou com a presença de Helissa de Oliveira Mendonça Moreira, representando a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS); Solange Fernandes de Freitas Castro, da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Cosan/FNDE).

    Além deles, Adriana Bouças Ribeiro, coordenadora estadual das Ações de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Cláudia Lopes Macedo, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o coordenador da Unidade Técnica do CFN, Juarez Calil, moderador do evento, completaram a mesa. A atividade foi finalizada com um breve debate sobre o tema entre o público e dos participantes da mesa redonda.

     

    Com informações da ASCOM do CFN