• (81) 4042.2494

  • CRN-6 fomenta PL que proíbe ultraprocessados e açucarados nas escolas públicas e privadas do CE

    Como resultado da reunião realizada entre o Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) e a equipe do deputado estadual Renato Roseno (PSOL/CE), o parlamentar protocolou, na quinta-feira (12), o Projeto de Lei N°499/2019, que dispõe sobre a promoção de alimentação saudável e determina a exclusão de alimentos ultraprocessados e açucarados nas escolas públicas e particulares no âmbito do Estado do Ceará. O dispositivo segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

    A minuta do PL foi produzida pelo Grupo de Trabalho de Valorização Profissional do CRN-6. O presidente do CRN-6 e coordenador do GT, Hillário Damázio, destaca a importância do Conselho atuar em prol de agendas que fomentem a assistência nutricional e a prática de hábitos saudáveis. “A Nutrição acordou. Montamos um GT para dar subsídios técnicos para embasamento de legislações que beneficiem à população. Montamos a minuta, trouxemos para o deputado, a equipe dele foi super receptiva, trocamos ideias sobre alimentação e nutrição e o resultado é o PL protocolado. Agora é lutar para que ele seja aprovado”, explica Hillário Damázio.

    Ele também destaca a receptividade da equipe do deputado. “Eles abriram às portas, ouviram as nossas demandas, e estão empenhados. Esse, com toda certeza, foi o primeiro de muitos projetos no âmbito do estado do Ceará”, explica Damázio. Segundo ele, a escolha por procurar o Renato Rosene se deve a atuação do mesmo em relação aos agrotóxicos. “Ele tem uma agenda que casa com as diretrizes de uma alimentação humana adequada e saudável”, destaca o presidente. Ainda de acordo com Hillário Damázio, o Conselho entrará com uma amicus curiea para fortalecer a Lei Estadual sobre a pulverização de agrotóxicos.

    Confira a tramitação do projeto

    CEARÁ
    Ainda como fruto da agenda parlamentar no Ceará, Hillário comemora os PLs do deputado federal Célio Studart em prol da assistência nutricional e do nutricionista. “Temos uma agenda articulada e forte no Ceará para fortalecer à profissão e assegurar proteção à sociedade”, destaca Hillário.

    Leia mais:
    Projetos de Lei na esfera Federal fomentam a Assistência Nutricional