• (81) 4042.2494

  • CFN e Asbran juntos pela restrição da gordura trans no Brasil

    Representantes do Sistema CFN/CRN participaram no dia 12 de junho, da audiência pública sobre as políticas de restrição à gordura trans, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. Os especialistas debateram o consumo de gordura trans, presente em diversos produtos industrializados e a relação com o aumento das doenças cardiovasculares. Está em tramitação na Câmara dos Deputados o PL 7681/2017, com texto que prevê que o total de gorduras para alimentos processados seria de 5%, considerado inadequado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Representando o Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) estiveram presentes a gerente Técnica, Karine Brebal, e o assessor de Comunicação, Rui Gonçalves.

    Para a nutricionista Isabela Sattamini, representante da iniciativa pela restrição da gordura trans no Brasil, uma parceria do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) o impacto da gordura trans é observado cada vez mais cedo na vida da população brasileira. “Vemos cada vez mais a precocidade de doenças crônicas que anteriormente eram identificadas apenas em adultos, pessoas com mais de sessenta anos de idade. Atualmente verificamos que crianças, às vezes com cinco anos com obesidade, colesterol alto e isso tudo é associado à má alimentação e à gordura trans encontrada nesses alimentos”, disse Sattamini.

    Também participaram da mesa da audiência, a representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Patrícia Gentil; o gerente de Padrões e Regulação de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Tiago Lanius Rauber, o diretor de Assuntos Regulatórios e Científicos da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Alexandre Nocachi e o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), autor do requerimento pela realização da audiência pública.

    Advocacy

    Como atividade prática do curso de Advocacy promovido pelo Sistema CFN/CRN, após a realização da audiência pública, conselheiros e colaboradores participaram de um corpo a corpo com os deputados. A ação serviu para apresentar o projeto pela restrição da gordura trans e sensibilizar os parlamentares para a importância da iniciativa. Os deputados Alexandre Padilha (PT-SP), Jorge Solla (PT-BA), Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Fábio Trad (PSD-MS) prometeram analisar a proposta.