• (81) 4042.2494

  • Nutricionistas são homenageados na Câmara Municipal de João Pessoa (PB)

    Após audiência pública que discutiu a Valorização Profissional dos Nutricionistas e homenageou nove profissionais da Nutrição com Votos de Aplausos em João Pessoa (PB), o Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) fomentou a criação de Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional na Câmara Municipal. A proposta foi lançada pelo presidente do CRN-6, Hillário Damázio, ao término da audiência pública que reuniu dezenas de nutricionistas da capital paraibana. A audiência foi realizada na terça-feira (17), por requerimento do vereador Lucas de Brito.

    Para o bom funcionamento da Frente, Hillário designou as delegadas do CRN-6 na Paraíba, Roberta Lins e Luciana Martinez, para fornecer subsídios técnicos para a Frente Parlamentar. A proposta foi acatada pelo vereador Lucas de Brito.

    Audiência Pública

    Durante a audiência pública, os profissionais debateram sobre as condições de trabalho, melhorias para o setor e comemoraram o Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto. O vereador Lucas de Brito (PV) solicitou a realização do evento, no âmbito da Comissão de Políticas Públicas (CPP) da Casa.

    Além de Lucas, compuseram a mesa o vereador Carlão (DC), que secretariou as atividades; o nutricionista Samuel Paulino, presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado da Paraíba (Sinep); e as nutricionistas: Luciana Maria Martinez, vice-delegada do Conselho Regional de Nutrição (CRN-6) e integrante do Conselho de Segurança Alimentar Nutricional do Estado; Maria José de Carvalho, professora universitária e coordenadora do projeto “Diagnóstico e Intervenção da Situação Alimentar, Nutricional e das Doenças não Transmissíveis mais prevalentes da população de João Pessoa (Disandnt/PB); Ana Cláudia Cavalcanti, professora universitária e integrante do Observatório Nordestino de Políticas de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional; Mariângela Duarte, diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); e Ana Paula Leal, responsável técnica pela alimentação escolar do município de João Pessoa.

    Os nutricionistas homenageados foram Vaniele Valério Barbosa; Erika Martins Paiva; Maria da Paz de Moura; Sônia Cristina Pereira; Maria José de Carvalho; Ana Cláudia; Luciana Martinez; Edgar Tito de Oliveira e Washington Luiz Fernandes.

    Da tribuna, Lucas de Brito destacou a importância da data comemorativa e da inciativa da CMJP de reconhecer e valorizar o trabalho do profissional de nutrição. Segundo Lucas de Brito, o nutricionista ocupa um papel fundamental na vida das pessoas. “Não há como promover outros direitos sem garantir o mínimo de dignidade às pessoas em sua própria segurança alimentar”, observou.

    O vereador também destacou ações da Prefeitura da Capital para o fortalecimento da segurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade, como o funcionamento dos dois restaurantes populares – localizados no Centro e em Mangabeira – que fornecem cerca de duas mil refeições por dia, as cinco cozinhas comunitárias e o banco de alimentos. O vereador Carlão também falou da importância do profissional de nutrição para cuidar das pessoas, combater e prevenir doenças. Marcos Henriques (PT) também participou do debate e colocou seu mandato à disposição da causa.